Os colírios são produtos medicamentosos usados nos olhos para diversos fins, desde apenas garantir a lubrificação da vista ou também auxiliar em problemas mais graves, como o glaucoma.
É possível encontrar diversos tipos de colírios no mercado, por isso listamos hoje, os três tipos mais comuns e usados, para que você entenda a funcionalidade de cada um.
Colírios lubrificantes
Os colírios lubrificantes são conhecidos também como “lágrimas artificiais” e, geralmente, são usados para tratar a síndrome dos olhos secos. Você também pode encontrar pessoas que usam esse tipo de colírio para auxiliar a lubrificação dos olhos quando estes são expostos a lugares com ar condicionado, muita poeira, tempo seco ou calor excessivo, fumaça e outros poluentes.
Colírios antibióticos
Quando os olhos estão com alguma infecção causada por bactérias, como a conjuntivite bacteriana, esses colírios são altamente indicados.
Geralmente os colírios antibióticos estão também associados a antiinflamatórios corticóides.
Colírios anti-inflamatórios
Esses colírios reduzem a inflamação dos olhos. São indicados para recuperação de cirurgias ou tratamentos como a conjuntivite viral, crônica ou ceratite, uma inflamação que surge nas córneas.
É importante lembrar que o uso de colírios deve ser feito de forma cuidadosa e sempre com acompanhamento médico, a saúde dos seus olhos é importante para o seu bem-estar.
Fonte: https://www.tuasaude.com/colirio