Está com os olhos vermelhos, inchados e com secreção e acha que é conjuntivite? Apesar dos sintomas serem muito característicos da doença, nem sempre esse é o diagnóstico correto. Pode ser também um caso de blefarite. Você já conhecia?
A conjuntivite é uma infecção da membrana ocular. Já a blefarite se dá pelo excesso de oleosidade nas pálpebras, que na maioria das vezes, é uma resposta à dermatite seborreica. Além disso, a baixa umidade do ar e o tempo seco são propícios para a infecção aparecer. No dia a dia, a principal diferença é a duração dos sintomas. Enquanto a conjuntivite pode permanecer durante 15 a 30 dias, a Blefarite pode virar um problema maior e recorrente, caso não seja tratado, lembrando que é uma doença crônica. O tratamento também é bem diferente. A conjuntivite pode ser resolvida com aplicação de soro fisiológico e limpeza dos olhos constantes. Já no caso da Blefarite pode ser necessário o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e pomadas. A doença não tem cura, então o melhor a se fazer é começar o tratamento o quanto antes, lavar bem os olhos, todos os dias, e ter uma dieta rica em vitamina C, A, E, assim como o ômega 3.
Sentiu algum dos sintomas? Cuide da sua visão com muito carinho. Nossa clínica tem estrutura de ponta, com tudo que é necessário para o seu tratamento.