O que o câncer de próstata tem a ver com sua visão?

Novembro Azul é a campanha anual focada na saúde do homem, principalmente no diagnóstico precoce e na prevenção do câncer de próstata. Mas qual a relação desta doença masculina com a saúde os olhos? 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, cuja função é produzir o esperma. Uma das manifestações que podem acometer este órgão é a Hiperplasia Prostática Benigna, caracterizada pelo aumento do tamanho e rigidez muscular da glândula, causado pelo efeito da testosterona ao longo da vida.

Um dos tratamentos desta hiperplasia é feito através de medicamentos que relaxam o músculo prostático, facilitando a passagem da urina pela uretra. Acontece que estes fármacos também agem no relaxamento de outros músculos, como os músculos da íris, dificultando a dilatação da pupila e alguns procedimentos oftalmológicos. Essa alteração é conhecida como a Síndrome da Íris Frouxa (IFIS).

Por este motivo é necessário informar ao seu oftalmologista o uso deste tipo de medicação, pois em alguns casos, é necessária a suspensão da mesma por até uma semana para a realização de cirurgias e procedimentos oftalmológicas.

Independente de qualquer sintoma homens a partir dos 45 anos com histórico familiar e obesidade, ou a partir dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exames complementares, que permitem ao médico avaliar alterações da glândula e a necessidade ou não do uso de medicamentos.

Se você conhece alguém que esteja pensando em realizar algum procedimento oftalmológico e esteja tomando alguma medicação para a próstata, envie este artigo, ele pode ser muito útil.