Com a vida voltando ao normal, houve um aumento significativo nas queixas de dores de cabeça, olhos secos e irritados, visão desfocada e fadiga ocular (cansaço). Está mais do que na hora de refletirmos sobre os novos comportamentos adquiridos durante a quarentena e sobre as possíveis sequelas que possam afetar a visão de quem foi infectado.
As queixas mais comuns estão diretamente relacionadas ao uso constante das telas de smartphones, tablets e computadores. Fatores como poluição, causas genéticas, agravamento de doenças oportunistas ou crônicas, como diabetes, também são itens de uma lista sem fim para a necessidade de um acompanhamento médico mais próximo.
Além de tudo isso, para quem foi infectado pelo vírus, o alerta aumenta ainda mais, pois muitos estudos demonstram que a Covid-19 pode deixar sequelas nos olhos, variando entre fotofobia e ressecamento e chegando até a casos mais graves, como lesão na retina.
O controle da pandemia através da vacinação, traz alívio em relação à saúde e nos liberta para sair de casa com menos restrições. Muita gente acabou adiando a ida anual ao oftalmologista e agora é chegada a hora de uma avaliação clínica detalhada, com pedidos de exames adequados para cada caso, principalmente para quem foi infectado pelo vírus e notou alguma mudança na visão.
Não adie mais sua consulta com o oftalmologista. A equipe do SMIO te espera. Agende já a sua consulta.